O programa governamental Minha Casa Minha Vida, é sem dúvidas, o programa social mais popular no Brasil, pois visa ajudar famílias de baixa renda a conquistar sua casa própria.
Junto ao Minha Casa Minha Vida (MCMV), o Governo Federal lançou o Minha Casa Melhor, afinal, foi constatado que mesmo com sua residência fixa, boa parte das famílias não possuíam condições de mobiliar o imóvel de forma eficaz.
O Minha Casa Melhor permite a compra de sofás, fogão, geladeira, eletrodomésticos, mesas, camas, computadores e muito mais.
Quer saber como funciona o minha casa melhor e como participar? Continue lendo a matéria!
Como funciona o Minha Casa Melhor?
O Minha Casa Melhor é liberado apenas para participantes do Minha Casa Minha Vida que estejam em dia com o seu pagamento.
É importante lembrar que se trata de um financiamento, e o cidadão terá que pagar pelo o que for comprado, mas com melhores condições de pagamento e parcelas.
Ao ser aprovado, o participante recebe um cartão de crédito com até R$ 5 mil de limite, e pode ser utilizado em mais de 13 mil lojas conveniadas em todo território nacional.
Todos os móveis, eletrônicos ou eletrodomésticos que forem comprados, possuem um desconto de pelo menos 5%, com o valor sendo considerado à vista. Além disso, podem parcelar em até 48 vezes.
O prazo para o uso desse limite no cartão é de 12 meses, e o pagamento em até 48 parcelas se inicia a partir do 5º mês após a contratação do benefício, concedendo ao cliente a possibilidade de planejar suas finanças.
O que posso comprar?
Todo participante do Minha Casa Melhor pode adquirir móveis, eletrônicos e eletrodomésticos considerados essenciais, entre eles: TV, computador, mesa, sofá, cama, guarda roupa, fogão, geladeira, armário de cozinha e lavadoura de roupa.
É importante ter em mente que o programa possui uma lista específica dos itens que podem ser comprados, assim como seu preço máximo que cada produto pode ter, estabelecendo dessa forma um padrão de compra entre os beneficiários.
Como contratar o Minha Casa Melhor?
Para as famílias que possuem o Minha Casa Minha Vida e desejam solicitar o cartão Minha Casa Melhor é muito simples.
Primeiro, é preciso verificar se no seu município já está havendo vaga para o Minha Casa Melhor.
Após isso, o cliente pode solicitar o cartão Minha Casa Melhor de duas formas, presencialmente ou por telefone.
Para contato via telefone, basta ligar para o número: 0800 726 8068. Nesse momento, é preciso ter em mãos os dados do Minha Casa Minha Vida, e indicar o valor de crédito que precisa.
Para solicitar presencialmente, o cliente deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, portando todos os documentos pessoais, como RG e CPF, assim como os dados do Minha Casa Minha vida.
Após ser aceito, caso o beneficiário precise de outros serviços como: extrato, cancelamento, emissão de nova senha, emissão de boleto e segunda via de boleto, ele pode entrar em contato com a Central de Atendimento através do número 0800 772 9442.