Porque consumir colágeno?

Nós todos sabemos que o colágeno é um ingrediente encontrado em cremes e cuidados com a pele. Agora, a nova tendência é integrá-lo em sua dieta para que traga benefícios para o corpo.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína encontrada em todas as estruturas do corpo: tendões, ligamentos, cartilagem, tecido conjuntivo e pele . Cerca de 30 a 35% do total de proteínas no corpo é formada por colágeno, e isso gera elasticidade, regeneração e coesão aos tecidos.

O colágeno no corpo possui três tipos principais: o primeiro tipo, é o mais abundante no corpo, sendo encontrado na pele, tecido ósseo e tendões; o segundo tipo pode ser encontrado na cartilagem e o terceiro tipo é encontrado nas paredes dos vasos e nos músculos.

Quando em forma de suplemento, o colágeno é derivado da gelatina, para isso, seus componentes como os ossos e pele de animais, geralmente gado ou porcos de criação, são submetidos a diferentes tratamentos: limpeza, desengorduramento, tratamento com ácidos ou bases, extração, purificação, concentração e secagem da hidrólise.

A gelatina que é obtida após esses procedimentos possui inúmeras funções, entre elas, como agente texturante na indústria alimentar, assim como para a fabricação de cápsulas na indústria farmacêutica.

Através da transformação da gelatina, ainda é possível obter-se o hidrolisado de colágeno que é utilizado como suplemento.

Confira abaixo 5 benefícios que o colágeno traz ao corpo.

Benefícios do colágeno

Saúde das articulações e recuperação muscular : O colágeno é indicado para quem pratica muita atividade física, afinal, é provável que com o tempo, suas articulações fiquem desgastadas mais rapidamente se comparado a quem não pratica exercícios físicos.

Saúde da pele: Durante o envelhecimento há uma perda de colágeno que é o principal responsável pelo surgimento das rugas. O consumo do colágeno proporciona uma pele mais bonita, jovem, reduz os danos causados pela exposição aos raios UV e evita rugas.

Saúde dos cabelos e unhas: Conhecido como proteína da beleza, o colágeno auxilia para que você tenha o cabelo brilhante e impede a descamação das unhas, tornando-as forte e de crescimento rápido.

Ajuda na digestão: Se você sofre de algum desses desconfortos digestivos; inchaço, gás, constipação ou azia é que você tem um acúmulo de bactérias ruins em seus intestinos. O colágeno acalma esses desconfortos porque permite o reparo da mucosa intestinal.

Ajuda no emagrecimento: O colágeno tem a capacidade de saciar a fome e amenizá-la, dessa forma, o colágeno emagrece e é uma ótima opção para quem está de dieta e opta por fazê-la de forma natural e saudável.

Precauções com o colágeno

  • Pessoas alérgicas a proteína bovina podem ter reação alérgica ao consumir colágeno de origem bovina.
  • Pessoas que sofrem de insuficiência renal devem antes de ingerir o suplemento hidrolisado de colágeno, buscar orientação de um médico.
  • Na teoria, existe um risco de que o colágeno pode ser contaminado por animais contaminados por BSE (doença da vaca louca), mesmo assim, nunca houve nenhum caso relatado
  • Pessoas com histórico de problemas gastrointestinais devem entrar em contato com o seu médico antes de começar a ingerir o suplemento hidrolisado de colágeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *